O projeto de lei que institui a cobrança de multa administrativa pelo porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A proposta segue para análise do governador do estado.
A votação ocorreu durante a sessão ordinária do Programa Alesc Itinerante, realizada nesta terça-feira, 2, em Criciúma. O projeto 475/2021 é de autoria do deputado Jessé Lopes (PL).
Multa por uso e porte de drogas
A multa, estipulada em um salário mínimo, será aplicada a quem for autuado por portar ou consumir drogas ilícitas em espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias públicas e parques. Do total arrecadado com as multas, 50% dos recursos serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.
Jessé defendeu a aprovação do projeto como uma forma de colaborar com o trabalho da polícia no combate às drogas. “Temos um STF que legisla, passa por cima da Câmara dos Deputados, que deveria decidir essa questão. Temos um governo federal que apoia a liberação de drogas, que acaba de cortar dinheiro das unidades terapêuticas”, criticou o parlamentar.
O projeto recebeu apoio de diversos deputados, que também criticaram a recente decisão do STF sobre o porte de maconha e defenderam a elaboração de políticas públicas voltadas à prevenção às drogas.
Único voto contrário ao projeto, o deputado Marquito (Psol) argumentou que a matéria é inconstitucional, por se tratar de assunto que é de competência federal. “O debate sobre drogas é mais amplo. Se resolve com muita inteligência, pesquisa e investigação”, comentou.
Leia também:
1. Confirmado: blumenauense garante vaga e vai disputar Olimpíadas de Paris
2. Vereadores aprovam meia-entrada para doadores de sangue e medula em espetáculos em Blumenau
3. Festival Brasileiro de Cerveja em 2025 terá formato inédito e maior número de cervejarias em Blumenau
4. Líderes políticos são convidados para Marcha para Jesus em Blumenau
5. STF declara inconstitucional lei que proibia abordagem de questões de gênero em escolas de Blumenau
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: