Justiça determina restauração de casarão histórico de Indaial
Imóvel abrigou primeira fábrica de leite em pó da América do Sul
A Casa Enns, casarão histórico de Indaial que abrigou a primeira fábrica de leite em pó da América do Sul, deverá ser restaurada. A Justiça determinou que proprietários do imóvel e o Estado realizem as obras emergenciais para que o prédio não seja deteriorado.
A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina e acatada pelo juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Indaial. A propriedade, com valor histórico-cultural, está em situação de abandono há anos.
A casa, construída no início da década de 1920, está em processo administrativo de tombamento pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desde 2007, ano em que foi lançado um projeto denominado Roteiros Nacionais de Imigração.
De acordo com decisão do sentenciante, a restauração deve ocorrer sem que o projeto original seja alterado. Para isso, qualquer intervenção no imóvel deve ser autorizada previamente pela FCC.
A Fundação ainda deverá exercer de forma escorreita a vigilância sobre o imóvel histórico, fiscalizar as ações, prestar todo o auxílio aos proprietários e exercer seus deveres legalmente instituídos em face do bem. Os proprietários entraram com recurso da decisão, mas o caso ainda não foi julgado.
Leia também:
1. Oktoberfest, Raphael Ghanem e Meia Maratona: confira atrações para curtir o fim de semana em Blumenau e região
2. EXCLUSIVO: Empresa Botmoney, de Blumenau, vira alvo da Justiça Federal após denúncias de golpe financeiro
3. Confira quais ruas devem ficar sem energia em Blumenau neste fim de semana
4. Como está investigação dos agressores de moradores de rua em Blumenau
5. Blumenauense aluno de Direito é ouro nos Jogos Universitários Brasileiros
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: