Blumenau será a primeira cidade a receber uma audiência sobre a segurança nas escolas. A ação será realizada por um grupo de trabalho formado por deputados do Congresso Nacional. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir Vieira (PP).
O tema a ser discutido foi motivado após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas e algumas feridas.
“Através de uma ida minha e do prefeito Mário [Hildebrandt] para Brasília, Blumenau será a primeira cidade a receber os deputados deste grupo de trabalho, que são deputados de todos os cantos do Brasil”, pontua.
Ainda sem data definida
Segundo o parlamentar, o deputado Jorge Goetten (PL/SC) é o presidente da comissão. A primeira audiência deve ocorrer na sede da Câmara de Vereadores de Blumenau com a participação do legislativo.
“Só para relatar que nossa ida para Brasília com o nosso prefeito, o trabalho que foi desenvolvido nessa casa e por todos os vereadores está dando resultado. Chegou lá e vai voltar”, comentou.
De acordo com Almir, a data da audiência ainda não foi definida e a expectativa é que o martelo seja batido após o recesso parlamentar.
“A expectativa é a melhor possível para que o Congresso e os parlamentares que virão consigam entender o que está acontecendo estando próximos da comunidade e da sociedade para debater, discutir, ver e sentir o que o blumenauense sentiu e buscar alternativas, além das que já estão sendo feitas, talvez novas ideias, novos voos a serem tomados. É uma troca de experiências importante e para cobrar novamente o projeto que nós enviamos e que foi aceito por grande maioria dos deputados que nós conversamos para que se coloque em prática e se mude as punições do código penal”, explica o presidente da Câmara.
Mudanças no Código Penal
Em abril, os vereadores Adriano Pereira (PT), Almir Vieira (PP) e Emmanuel Tuca (Novo) estiveram em Florianópolis, onde participaram de um encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). Na conversa, os parlamentares entregaram um documento pedindo ações na área da segurança pública, devido ao ataque registrado na creche de Blumenau.
A Câmara aprovou, logo após o ataque, uma minuta de projeto de lei, que propõe algumas revisões no Código Penal brasileiro. A redação propõe a alteração em um decreto de lei para qualificar como crimes hediondos atos cometidos em instituições de ensino e hospitalares e também um agravamento das penas nesses casos.
Assista agora mesmo!
Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual: