Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Por que todo vegano precisa suplementar vitaminas?

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Por que todo vegano precisa suplementar vitaminas?

Saúde à Mesa

A partir do momento que fazemos alguma mudança alimentar, principalmente algo como o veganismo ou vegetarianismo, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é: como vou fazer pra suprir os nutrientes que retirei da alimentação? E é fato, se você é vegano, vai sim precisar prestar atenção nesses detalhes. Agora o que ninguém te contou é que, se você come carne, também precisa se preocupar com isso.

Não é uma característica exclusiva da alimentação de um vegano, e muito menos por uma alimentação a base de plantas ser pobre nutricionalmente (muito pelo contrário). O que acontece é que ao retirar a carne do seu prato, você está primeiramente retirando uma grande fonte calórica e de concentração de algumas vitaminas e minerais. Isso não significa que você tenha dificuldade para achar esses mesmos nutrientes de fontes vegetais. Apenas precisa prestar atenção nelas.

Por exemplo, os principais nutrientes que precisamos olhar em uma alimentação vegetariana são a vitamina B12 (já explico melhor sobre ela), o ferro e o cálcio. Esses últimos são facilmente encontrados em fontes vegetais, e em quantidades suficientes. Desde que você tenha uma alimentação com base em alimentos naturais (grãos, cereais, folhas verdes, legumes, leguminosas…).

Agora, isso não significa que se você consumir carne e seus derivados, estará garantindo uma vida livre de deficiência desses mesmos nutrientes. Afinal de contas já temos inúmeras pesquisas mostrando a mesma taxa de anemia e deficiência de ferro em onívoros quanto vegetarianos. E pessoas que consomem carne e leite, tem maior incidência de osteoporose do que veganos. Ou seja, garantir o consumo desses nutrientes vindo de um pedaço de carne, não garante absorção dos mesmos. E muito menos garante ausência das deficiências nutricionais.

Por isso que tanto para pacientes veganos quanto onívoros, eu avalio os mesmos nutrientes. Porque a importância desses para o estado nutricional é enorme. E acho que eu não vou te surpreender aqui se eu te disser que os pacientes onívoros tem níveis muito similares dessas vitaminas e minerais, do que os pacientes vegetarianos e veganos.

Mas então por que veganos precisam usar suplemento? Isso acontece, pois, pessoas que tem alimentação exclusivamente a base de plantas, não tem ingestão alimentar de vitamina B12 (é a única que não encontramos em plantas). Essa vitamina tem produção de origem bacteriana, os animais de abate acabam ingerindo essa bactéria presente no solo e com isso a vitamina, ou consomem ração fortificada com B12 (o mais comum hoje em dia).

Dessa forma ingerimos a B12 que já foi digerida e absorvida pelos animais. Eles servem como um intermediário para o consumo da mesma. Acontece que isso é bem ineficiente e caro né? Muito mais vantagem você consumir uma suplementação diretamente extraída da bactéria. Alô farmácia de manipulação!

Mas um detalhe aqui, consumir carne não garante bons níveis da B12 viu? A maioria da população não apresenta níveis excelentes da vitamina, por não ter uma boa absorção dela, principalmente quando vem da carne. Minha dica é sempre fazer os exames para verificar como estão os seus estoques corporais da B12.

O ferro funciona de forma muito semelhante no quesito absorção. Ferro de origem vegetal pode até ter uma taxa menor de absorção corporal, mas os alimentos vegetais apresentam uma quantidade de ferro maior do que os alimentos animais, na mesma porção calórica. Sem contar que mais de 50% do ferro presente na carne é de origem vegetal (ferro não heme), mas isso é assunto pra outro dia.

Sendo vegano ou não, mantenha sempre os seus exames em dia e suplemente o que está faltando. Deixa o pobre do bicho viver a vida dele, e pare de usar deficiências nutricionais para tentar justificar o consumo de carne.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo