VÍDEO: Blumenau registra 49 casos de Covid-19; prefeitura contrata médicos e enfermeiros

Quatro dos pacientes estão internados, um deles na UTI

VÍDEO: Blumenau registra 49 casos de Covid-19; prefeitura contrata médicos e enfermeiros

Quatro dos pacientes estão internados, um deles na UTI

Redação

Na noite deste domingo, 5, o prefeito Mário Hildebrandt divulgou um vídeo atualizando a situação da Covid-19 em Blumenau. Até as 18h, a cidade registrava 49 casos do novo coronavírus. Um a mais em comparação ao sábado.

Quatro confirmados estão internados, sendo um deles na UTI. Os outros 45 estão em isolamento domiciliar e com a saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção.

Neste sábado, 4, um homem morreu em um hospital de Blumenau. No domingo, o exame confirmou que ele foi vítima do novo coronavírus. O morador de Gaspar tinha 54 anos era diabético e hipertenso.

Ele aproveitou a oportunidade para incentivar os blumenauenses a fazerem máscaras caseiras para evitar a propagação do vírus. Especialmente porque nesta segunda profissionais liberais retomam suas atividades.

Veja o vídeo na íntegra:

Ambulatórios de atendimento

Os dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, montados na Policlínica e no Setor 3 do Parque Vila Germânica, seguem os atendimentos nesta segunda-feira, 6, das 7h às 19h.

Neste domingo, 05, a estrutura montada no Parque Vila Germânica concentrou os atendimentos, registrando 19 pessoas que passaram pela triagem, com dois encaminhamentos aos hospitais da cidade.

A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento virtual

A comunidade também pode contar com atendimento virtual para receber orientações ou tirar dúvidas, sem sair de casa. O Alô Saúde Blumenau conta com dois canais de comunicação, por meio do telefone 156, opção 1 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia.

Doações

A Prefeitura de Blumenau segue com a campanha para o recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene pessoal ou limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O recebimento das doações ocorre na Secretaria da Família (Pró-família), das 8h às 17h30. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Defesa Civil (Sedeci).

Os interessados em fazer doação devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Os atendentes vão orientar quanto ao recebimento dos donativos e caso seja em grande quantidade, a própria equipe se encarregará de buscar na casa do doador.

Vale ressaltar que as doações não serão entregues na Pró-família. A entrega dos itens, para as famílias que tenham necessidade, é realizada pelos profissionais da área social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), de acordo com análise socioeconômica. As famílias que necessitarem de doações podem fazer a solicitação através da central de atendimento da Semudes, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h pelos telefones: 3381-6607, 3381-6619, 3381-6653, 3381-6640, 3381-7559 e 3381-6642.

Contratação de médicos

Para garantir o atendimento à comunidade, a Prefeitura está contratando mais profissionais na área da saúde. Nesta segunda-feira, dia 6, acontece a chamada pública para a contratação de médicos clínicos gerais, com 16 vagas disponíveis para prestar serviço multidisciplinar itinerante nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais, nos bairros Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Centro, Itoupavas, Velha e Badenfurt. Os interessados devem comparecer às 14h, no setor de Seleção Pública, no 2º andar do prédio da Prefeitura, sala 25.

No final de março, o Município já havia realizado a contratação de 35 profissionais da saúde, entre eles, médicos clínicos gerais, técnicos de enfermagem e enfermeiros por meio de convocação de candidatos aprovados em processo seletivo.

Chamada de enfermeiros

Os enfermeiros e técnicos em enfermagem aprovados em processo seletivo também estão sendo chamados pela Prefeitura. Nesta segunda-feira, dia 6, os candidatos devem comparecer ao setor de Seleção Pública, no 2º andar do prédio da Prefeitura, sala 25, em dois horários diferentes para evitar aglomeração de pessoas.

Para o cargo de enfermeiro, devem se apresentar às 9h30, os classificados entre a 22º e a 50º colocação. Nesta categoria profissional, estão disponíveis nove vagas – sendo sete para prestar serviço multidisciplinar itinerante, uma vaga para o serviço de Vigilância Epidemiológica e uma vaga na Unidade Avançada de Saúde (UAS) Léo de Carvalho, localizada no bairro Garcia.

Já para o cargo de técnico em enfermagem, os candidatos devem se apresentar às 8h30, aqueles classificados entre a 20º e a 50º colocação. Para esta função, estão disponíveis sete vagas – sendo seis para atuar no serviço multidisciplinar itinerante e uma vaga no Ambulatório Geral Doutor Diogo Vergara, no bairro Badenfurt.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo