Criatividade é mais do que uma característica do blumenauense Ander Alencar, é um modo de ganhar a vida. Dono de um requisitado estúdio de animação 3D, também é conhecido por cantar em bandas de rock na noite da cidade.

De uma família humilde, do bairro Tribess, precisou ralar para pagar a faculdade e conquistar a independência. Hoje tem seu estúdio com cerca de 30 colaboradores, em uma sala no Ed. Ibiza Trade Center, com uma vista linda para o parque. Além disso depois que começou a compartilhar conteúdo da área de renderização para arquitetura se tornou influencer com milhares de seguidores.

“Meus pais não podiam pagar minha faculdade, nem me ajudar financeiramente, mas sempre me deram muito suporte como família e apoio nas minhas decisões”, recorda.

Na infância, encontrou uma maneira curiosa de ganhar dinheiro. Ele ia até uma agropecuária perto de casa e comprava um periquito por R$ 1. Treinava o animal para voar até o dedo dele e depois revendia por R$ 2.

“Virei domador de periquito australiano, e todos que compravam comigo voltavam na semana seguinte, porque ele fugia”, diverte-se.

Formação

Com 14 anos, surgiu a oportunidade de fazer um curso de desenho arquitetônico. Depois aprendeu desenho técnico e passou a trabalhar na área. Na metade da faculdade de Arquitetura, no galpão onde estudava, encontrou um cartaz escrito: “Você já pensou em ser um animador?”. Entre terminar a faculdade ou viver mergulhado na área de desenho animado, não teve duvida.

Em Águas de Lindoia (SP), foi estudar na Academia de Animação e Artes Digitais. Lá, teve o prazer de participar da produção do longa-metragem Asterix e os Vikings.

Voltou para Blumenau e abriu o primeiro estúdio em um quarto pequeno, na casa da mãe. Seu tio teve também uma grande participação no início, emprestou dinheiro para comprar um computador melhor.

“Eu deixava o material renderizando no computador, colocava o relógio para despertar e acordava para concluir o trabalho. Isso eu fiz durante praticamente quatro anos”.

Hoje, a Oficina 3D atende clientes pelo Brasil e fora do pais. O sucesso e o conhecimento técnico transformaram Ander em influenciador digital. Com mais de 38 mil seguidores no Instagram, agora começou um canal no YouTube para multiplicar informações sobre o setor.

“Eu sempre senti dificuldade em construir minha equipe, pois não tínhamos muitos cursos personalizados. Sempre tive que contratar as pessoas que tinham a capacidade de aprender e eu as ensinava”, conta.

Arte

Fora do trabalho, criação também é˙hobby. Além de amante da fotografia, há mais de duas décadas Ander Alencar canta na banda Provisório. Fã dos Beatles, participou de vários festivais e subiu em praticamente todos os palcos importantes da cidade, inclusive do Teatro Carlos Gomes.

Mais recentemente, integrou a Manolos, banda que tem agenda extensa na noite da região. Neste ano, porém, o papel de roqueiro precisou dar lugar a outro trabalho de criação. Este, bem mais complexo: ele e a esposa, Giselle, receberam Pedro, o primeiro filho do casal.

Quer conhecer mais sobre o Ander? Acompanhe o trabalho dele no Instagram ou no YouTube.

Leia também

Tartufo, Aikau Poke, Nonno Nico… Conheça a história dos irmãos Martins

“Tenho tudo que preciso, mas se puder gerar empregos fico ainda mais satisfeita”