Um dos pontos que serão defendidos pelo suplente de vereador delegado Rodrigo Marchetti (PSD) enquanto estiver na Câmara de Vereadores de Blumenau será o andamento do projeto de implantação e construção do Complexo da Polícia Civil de Blumenau.

Ele assumiu a cadeira no Legislativo de Blumenau no dia 1º de agosto, quando a vereador Silmara Miguel (PSD) entrou de licença.

O terreno que abrigará a estrutura foi doado para construção e fica localizado perto da Via Expressa e também passou pelo desmembramento e o projeto arquitetônico já foi protocolado na prefeitura, mas que ainda é preciso fazer uma terraplanagem no espaço.

Revés no projeto

Ele recorda que o deputado – na época estadual – Ismael dos Santos (PSD) conseguiu uma emenda de mais de R$ 8 milhões, que foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), mas que o ex-governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, vetou a verba nos últimos dias de governo em 2022.

O assunto foi retomado quando o atual deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) assumiu a cadeira na Alesc neste ano. Segundo Marchetti, ele tenta o apoio dos parlamentares para derrubar o veto do ex-governador para dar continuidade ao projeto do Complexo.

A estrutura terá mais de 4 mil metros quadrados construídos e deverá abrigar várias unidades policiais. Hoje, a Central de Plantão de Polícia (CPP) atende todos os casos dos 12 municípios da terceira região.

“Blumenau está crescendo no eixo Norte e poderia abrigar as unidades que atenderam a região e as especializadas [delegacias]”, comenta.

Para Marchetti, é importante que a Polícia Civil tenha sede em imóveis próprios, pois, dessa forma gera menos despesa para o governo estadual que não precisa gastar dinheiro com a manutenção de estruturas alugadas. Dessa forma a verba pode ser utilizada em outros pontos como mais efetivo, adquirir outras viaturas entre outros pontos.

O projeto do complexo também prevê a instalação de um heliponto, estande de tiro, academia, sala de aula e auditório.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: