Como utilizar a ferramenta

1966: Hotel Rex

Quem conhece a rua 7 de Setembro lembra do famoso Hotel Rex. O empreendimento foi construído para receber os visitantes da festa do centenário de Blumenau, em 1950. O prédio em frente à rua Ângelo Dias continua de pé. Em 2017, o local foi reformado e incorporado ao grupo paranaense Slaviero.

1967: Lojas Hering

Inaugurado em dezembro de 1967, o prédio atual abriga o Shopping H. Mais alto, imponente e ocupando um espaço ainda maior na rua XV de Novembro. Hermann Hering chegou na cidade em 1878 e começou na própria via, na época chamada Wurststrasse. Foi com a chegada do restante da família, entre eles Bruno Hering, que o negócio tomou forma até se tornar o que é hoje e mover as produções para o Vale do Bom Retiro.

Continua após o anúncio

1967: Hall da Casa Moellmann

Elaborado por Simão Gramlich e inaugurado em 1938, o patrimônio histórico ainda chama atenção na rua XV de Novembro. A imagem, fotografada por Hans Raun em 1967, a fachada do Hall da Casa Moellmann mostra que pouco mudou nas últimas décadas. Até poucos anos atrás, era ocupado pela Feira de Artesanato de Blumenau.

1969: Hotel Gloria

Difícil não reconhecer o prédio do Hotel Glória, até hoje imponente na rua 7 de Setembro, fazendo esquina com a rua Capitão Euclides de Castro. A fachada de 1969 tinha alguns quartos a menos em comparação aos dias atuais. Os famosos cafés da manhã deram origem ao Cafehaus, que se expandiu pela cidade. Ambos empreendimentos são até hoje administrados pela família Klemz.

1970: Igreja Matriz e Bom Jesus

Cinquenta anos se passaram, mas as diferenças na Catedral São Paulo Apóstolo, inaugurada em 1958, e no Colégio Bom Jesus, que teve início em 1877, são mínimas. Já a famosa torre da matriz é mais recente, de 1963. As principais mudanças foram a construção do shopping Neumarkt e importantes empreendimentos no entorno.

1970: Supermercado Carlos Koffke

O primeiro mercado no estilo “pegue e pague” de Blumenau foi inaugurado em 1946. A localização estratégica, entre a atual alameda Duque de Caxias e a rua XV de Novembro, hoje é ocupada pela Câmara de Vereadores. Além de ganhar mais um andar, o imóvel foi reformado. Já a estátua de Dr. Blumenau foi movida alguns metros, para o jardim do Mausoléu.

1971:Complexo industrial do Garcia

A vista aérea do complexo Industrial da Empresa Industrial Garcia S/A, fundada em 1868, foi registrada em julho de 1971. Localizada na rua Amazonas, bairro Garcia, na época a rua da Glória (à direita) era moradia para os funcionários da firma. Incorporada pela Artex em 1974, hoje a indústria é ocupada pela Coteminas.

1972: Centro de Blumenau

Nas últimas cinco décadas, muitas árvores deram lugar à prédios, ruas mais movimentadas, calçadas mais largas e a transformação do Centro blumenauense. A verticalização dos edifícios ficou ainda mais evidente no bairro Ponta Aguda.

Você está vendo: Lojas Hering, Hotel Rex, igreja Matriz: o charme dos anos 1970 em Blumenau
___________________________
Veja também:

– Introdução
– Casa Husadel, Casarão da Família Hering, Ponte do Salto: a transformação após 100 anos
– Favela, Casa Royal, City Hotel: a Blumenau dos anos 1940 a 1960

Deixe uma resposta