O deputado Ivan Naatz, atual líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), defendeu no plenário o governador do estado, Jorginho Mello (PL) ao classificar como “firmes e corajosas” suas atitudes e ações de enfrentamento ao problemas das enchentes nas diversas regiões do estado atingidas, principalmente no caso do Vale do Itajaí. Ele falou sobre o tema na sessão ordinária desta terça-feira, 17.

O parlamentar criticou o que considera “aproveitamento político” da situação por parte dos partidos de esquerda e oposição ao governo, citando como exemplo o caso das aldeias indígenas na região da barragem de José Boiteux.

“Nunca um governador foi tão presente e demonstrou segurança e personalidade no enfrentamento de crises baseado em informações técnicas e confiáveis, priorizando vidas humanas neste primeiro momento para em seguida já começar a elaborar um plano de auxílio e reconstrução dos municípios mais atingidos”, afirmou Naatz.

Ele ainda disse que o governo tem objetivo de retomar o macro-projeto de financiamento internacional para recuperar e construir novas barragens de contenção, além de investir também, em parceria com as prefeituras, na limpeza e dragagem de rios, bem como já está montando uma força-tarefa para estudar ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina.

Naatz também condenou a atitude “meramente política” do Movimento Blumenau Pela Vida, que divulgou documento criticando o governo do estado, por conta do uso da Polícia Militar na ação para reabrir as comportas da barragem de José Boiteux. Para o deputado, o governador tomou a decisão que a situação exigia, já que “estava em jogo a segurança de mais de um milhão de habitantes da região do Vale”.

Uso de aeronave

Naatz também respondeu ao deputado Marquito (Psol), o qual questionou o uso de uma aeronave privada pelo governo do Estado para sobrevoar áreas alagadas pelas cheias das últimas semanas, incluindo Blumenau, e com a presença também do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

”Uma aeronave privada e o proprietário cedeu a aeronave gratuitamente. Sobre ilações de que tem contrato com o governo, vai ter de apontar o benefício, se não vai responder”, advertiu Ivan Naatz.


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: