Autor de massacre em creche de Blumenau tem prisão preventiva decretada

Audiência de custódia aconteceu nesta quinta-feira

O autor do ataque a creche Cantinho Bom Pastor, que tirou a vida de quatro crianças na manhã de quarta-feira, 5, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada na tarde desta quinta-feira, 6.

“Blumenau, SC e o Brasil estão de luto”

A decisão do juiz plantonista ocorreu após manifestações do Ministério Público e da defesa do réu, representada pela Defensoria Pública. Ele considerou que a prisão preventiva se justifica, visto a necessidade de manutenção da ordem pública e da reta aplicação da lei penal.

“Blumenau, Santa Catarina e o Brasil estão de luto” – registrou o magistrado em sua decisão.

Sobre a audiência

Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na audiência de custódia não há um interrogatório acerca dos fatos, visto que a finalidade é investigar em quais condições houve a situação de flagrante. Nela, é verificado se o autor teve respeitado os seus direitos, de integridade física e de acesso à informação, como ligação para advogado e para a família.

Durante a ação não há questionamentos sobre os fatos que levaram à prisão e tampouco a oitiva das partes. Dela participam o juiz, a promotoria, a parte e seu defensor. Sob sigilo, por conta da presença de menores nos autos, o processo tramitará na 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.

Tudo sobre o atentado

Durante a manhã dessa quarta-feira, 5, um homem de 25 anos entrou no CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e atacou as crianças.

Com um machado e um canivete ele matou quatro crianças. As vítimas foram identificadas como Bernardo Pabst da Cunha, 4, Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Larissa Maia Toldo, de 7 anos, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4.

O autor do crime também deixou cinco feridos. Uma das meninas foi liberada logo após o crime e as outras quatro receberam alta nesta quinta-feira. Um dos feridos, Davi Ambrosio, precisou receber transfusão de sangue.

Após realizar o massacre, o homem foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar, após cometer o crime, e foi preso em flagrante.

Devido ao acontecimento, a Polícia Militar e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, informaram que todas as aulas de escolas municipais foram canceladas até segunda-feira. Aulas nas universidades e escolas particulares também foram suspensas.

Leia também: Confira imagens da despedida de vítimas de atentado em creche de Blumenau

Histórico criminal

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, o autor do massacre contra as crianças tinha outras quatro passagens pela polícia – porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento, sendo uma por esfaquear o padastro e outra por esfaquear um cão.

Uma professora que estava na creche alvo de atentado, relatou alguns momentos vividos durante o crime. Em depoimento, ela conta trancou as crianças para evitar que fossem atacadas. “Aquela cena que você nunca imagina ver na vida”, disse.

Desdobramentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jorginho Mello se pronunciaram na manhã de quinta-feira, 5. O governo federal anunciou um repasse de R$ 150 milhões para que os municípios invistam em rondas escolares.

A Polícia Militar de Blumenau e o Corpo de Bombeiros desmentiram alguns dos boatos de novos ataques que começaram a circular nas redes sociais, após o atentado que aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor. A prefeitura de Gaspar Também emitiu uma nota negando as notícias. Porém, dois adolescentes foram apreendidos em Rodeio após ameaças.

Em Indaial, o prefeito André Moser anunciou que irá contratar seguranças armados para as escolas e creches municipais. O município já está conversando com o Ministério Publico, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para saber quais são os documentos e trâmites necessários para aumentar ainda mais a segurança nas escolas.

Leia também:

1. Todas as crianças feridas no atentado em creche de Blumenau recebem alta do hospital
2. Grupo realiza carreata em homenagem às vítimas do atentado em creche de Blumenau nesta sexta-feira
3. Prefeito de Indaial anuncia que irá contratar segurança armada para escolas e creches do município
4. “Quero estar entre as melhores do mundo”; conheça a fisiculturista de Blumenau multicampeã
5. Hospital atualiza informações de crianças feridas no atentado em creche de Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo