URGENTE – Justiça marca data do júri popular do autor de atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau

Júri acontecerá no dia 29 de agosto

Ocorrerá no dia 29 de agosto o júri popular do autor do ataque ao CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua dos Caçadores, no bairro Velha, em Blumenau. O atentado aconteceu no dia 5 de abril de 2023 e vitimou quatro crianças.

A decisão foi proferida na tarde desta sexta-feira, 24. O julgamento ocorrerá no salão do Tribunal do Júri da comarca de Blumenau, no dia 29 de agosto, com início previsto às 8h.

Outra etapa para a realização do julgamento é o sorteio dos jurados, que ocorrerá no dia 15 de julho. Serão sorteadas 25 pessoas, além de 15 suplentes. No dia do júri, antes do início da sessão, será realizado um novo sorteio para definir o Conselho de Sentença, composto por sete jurados.

O réu foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As qualificadoras consideradas foram motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos, e todas serão analisadas durante o julgamento no Tribunal do Júri. Por conta da presença de menores nos autos, o processo tramita sob sigilo.

Leia demais matérias sobre o atentado:

Relembre o caso que chocou o país

Durante a manhã do dia 5 de abril de 2023, um homem de 25 anos entrou no CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e atacou crianças e funcionários. Em seguida, ele foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar.

Confira: Administração da creche Cantinho Bom Pastor se posiciona sobre atentado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jorginho Mello se pronunciaram na época, em relação ao crime.

Saiba mais: O que Mário Hildebrandt e Lula falaram durante assinatura de projeto de lei sobre segurança nas escolas

Após o crime no Cantinho, aulas em escolas e universidades foram suspensas em Blumenau e na região, para que medidas fossem tomadas e a segurança de todos fosse preservada.

Várias homenagens foram realizadas nos dias seguintes ao atentado no CEI Cantinho Bom Pastor. Relembre:

 GALERIA – Saiba como serão homenagens no Cantinho Bom Pastor um mês após atentado; 
 Confira imagens da despedida de vítimas de atentado em creche de Blumenau; 
– Grupo realiza neste sábado marcha para homenagear vítimas de atentado em creche de Blumenau; 
– GALERIA – Veja como foi vigília em creche vítima de atentado em Blumenau.

Em forma de melhorar a segurança no CEI Cantinho, os pais organizaram um vaquinha para comprar materiais. Quando conseguiram arrecadar tudo que era necessário, a comunidade se juntou para reformar a escola.

No dia 6 de abril de 2023, todas as crianças que haviam ficado feridas, ganharam alta do hospital. No dia 17 de abril de 2023, cerca de 12 dias após o atentado, a escola reabriu para os alunos voltarem para o CEI Cantinho Bom Pastor, e se acostumarem calmamente com a volta ao espaço.

Saiba mais: Após reunião com autoridades, saiba o que mudará no CEI Cantinho Bom Pastor para volta das aulas

O inquérito foi divulgado no dia 17 de abril de 2023, em uma coletiva de imprensa. Na coletiva foi exposto que todos os envolvidos no crime haviam sido ouvidos – foram mais de 10 testemunhas entrevistadas. Após a finalização do inquérito, foi realizado um laudo de sanidade mental do homem. O resultado do laudo foi divulgado em agosto de 2023 e mostrou que o criminoso tinha total capacidade de entender seus próprios atos no momento do crime.

Em Blumenau, vários projetos foram criados para melhoria da segurança. Entre eles o protocolo Fugir, Esconder e Lutar (protocolo FEL), que orienta em como saber agir em casos de novos ataques, caso venham a acontecer.  Além disso, o governo da cidade também criou um edital para contratar seguranças armados em 152 postos escolares. A empresa que venceu foi a Orcali Segurança.

Mas além da cidade, o crime também impactou Santa Catarina e o Brasil. No estado, cerca de cinco projetos de lei tramitaram para aprovação, relacionados a segurança nas escolas. No Brasil, cerca de cinco projetos tramitam no Senado, e em julho de 2023, o prefeito Mário Hildebrandt esteve em Brasília e acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na assinatura do projeto de lei que transforma os ataques em escolas em crimes hediondos.

Após um ano do atentado, o jornal O Município Blumenau conversou com os pais de algumas das crianças envolvidas, para saber como foi o último ano. Intitulada de “Transformar dor em esperança”: o depoimento emocionante de famílias de vítimas do atentado à creche de Blumenau após um ano, a matéria traz a realidade das famílias que perderam seus filhos, mas procuram forças todos os dias para levantar e lutar por justiça. Entre os motivos, está o projeto  ‘Vamos Salvar o Dia’ que fala sobre não terceirizar o amor e estar presente na vida dos filhos.

A matéria também trouxe o ponto de vista de atendentes do Samu que ajudaram na operação e da família de sobreviventes do atentado.

Leia também:
1. Compra do Hospital Santa Catarina de Blumenau é confirmada pela Unimed
2. Cerca de 10 mil unidades ficam sem energia em Blumenau após forte temporal
3. Rompimento de tubulação causa transtornos na região do Morro da Companhia, em Blumenau
4. Homem que ateou fogo na casa da ex-companheira em março, em Indaial, é preso
5. VÍDEO – Prefeito de Blumenau alerta para golpes utilizando seu nome nas redes sociais


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo