Prestes a completar 35 edições, a Oktoberfest Blumenau chega transformada à maturidade. A Maior Festa Alemã das Américas é um grande encontro cultural e familiar, por onde passam pessoas de todas as idades.

Segurança e responsabilidade social são palavras-chave do evento, que reúne meio milhão de pessoas em torno das tradições germânicas. Nos últimos anos, atrações foram adaptadas para desestimular comportamentos de risco e excessos. Em 2018, a festa dá um passo além: contribuirá financeiramente com ações contra a dependência química.

Confira abaixo cinco fatos que fazem da Oktoberfest Blumenau uma verdadeira festa da família:

1 – Consumo consciente

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro é uma das mais curiosas e famosas atrações da Oktoberfest Blumenau. Desde 2013, quem disputa a competição bebe chope sem álcool.

Com a medida, a organização da festa pretende estimular o consumo consciente, sem exageros. Para curtir 100% as atrações de uma festa gigantesca como é a Oktoberfest, álcool sem moderação só atrapalha.

Além disso, o concurso serve para divulgar o produto chope sem álcool, que é servido nos setores do Parque Vila Germânica e é a melhor pedida para quem precisará dirigir na volta pra casa.

Leo Laps/Oktoberfest Blumenau

2 – Responsabilidade social

Com o crescimento da festa, o aprimoramento da organização e a vinda de novos patrocinadores, a Oktoberfest Blumenau teve condições de investir recursos em outros eventos para a comunidade, como o Magia de Natal e o Réveillon.

O dinheiro também já permitiu investimentos em melhorias no Parque Ramiro Ruediger, área de lazer e esporte muito popular entre os blumenauenses.

Em 2018, uma novidade incrementa o engajamento social da Oktober. Ao fim do evento, 1% da receita bruta com a venda de chope na Maior Festa Alemã das Américas será destinado ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad), que custeia medidas contra a dependência química.

A expectativa é que cerca de R$ 150 mil sejam repassados somente desta fonte de recursos.

3 – Tecnologia cidadã

Com a implantação do Oktober Karte, cartão que substitui os tickets de papel do evento, abre-se uma segunda fonte de recursos para a responsabilidade social na Oktoberfest Blumenau. Cada folião que deixar de resgatar o saldo residual nos cartões oficiais da festa estará automaticamente fazendo uma doação ao Fremad.

Essa medida deve ampliar significativamente o volume de dinheiro à disposição do município para investimentos em ações de prevenção. Aliás, quem decide como o dinheiro será aplicado é o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comen), composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

4 – Segurança no retorno

Na Oktoberfest Blumenau, consumo responsável é atração. O projeto Vila Segura, desenvolvido em parceria com o Seterb, propõe atividades interativas que têm o objetivo de desestimular a combinação entre álcool e volante.

Quem visita o espaço pode, por exemplo, fazer um teste de bafômetro. Dependendo do resultado, a pessoa examinada sai com um adesivo verde ou vermelho, para sinalizar quem está apto a dirigir na volta pra casa.

Outra atração são os óculos que simulam o estado de embriaguez, dando uma noção aos motoristas de como o álcool pode alterar sua capacidade de dirigir um carro ou uma motocicleta.

A ideia é que os visitantes da Oktober se conscientizem de uma maneira didática e divertida. No fim, o importante é que o bordão “Se Beber, Não Dirija” seja posto em prática e todos cheguem em casa com segurança.

5 – Bierwagen sem álcool

A passagem do Bierwagen, o Carro da Cerveja, pelo Centro de Blumenau, funciona como um sinal a turistas e blumenauenses de que o clima de Oktoberfest está no ar. Quem caminha pela calçada é imediatamente contagiado pela alegria. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, 1º.

Na tradicional atração, o chope distribuído gratuitamente também é sem álcool. A ideia é demonstrar que o verdadeiro espírito da festa não está necessariamente atrelado à bebida alcoólica. O chope gelado é apenas um ingrediente a mais numa festa repleta de sabores, aromas, ritmos e tradições.

35ª Oktoberfest Blumenau

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. Acesse o site oficial da festa e programe-se para curtir a Maior Festa Alemã das Américas.

Leia também

Compre ingressos, bebidas e pratos da Oktoberfest pela internet

Deixe uma resposta